Powered By Blogger

domingo, 16 de novembro de 2014

TONY ANGELI, UM ITALIANO QUE VEIO FAZER SUCESSO NO BRASIL

"Cuando Me Enamoro" ou "Quando M´Innamoro" foi um dos sucesso de Tony Angeli quando ainda cantava em Montevideo, no Uruguai e depois aqui no Brasil.
"Funiculi, Funicula", tradicional tarantela italiana, foi outro sucesso na interpretação do italiano Tony Angeli.

Tony Angeli, nesta vídeo, interpreta grandes sucessos, como "La Lontananza", "Volare", "Quando M´innamoro" e "Arrivederci Roma".
"Canzone Per Te", sucesso de Roberto Carlos no Festival de San Remo, em 1968, também é interpretado pelo italianíssimo Tony Angeli.

Tony Angeli nasceu na "comune de Rosa", província de Vicenza, no Norte da Itália, onde também deu seus primeiros passos e acordes na arte de cantar e representar. Com apenas 11 anos de idade, Tony Angeli se apresentou pela primeira vez cantando num festival infantil. Após a apresentação Tony Angeli disse que jamais subiria num palco novamente, pois, por se tratar de sua primeira apresentação a ansiedade e a timidez tomaram conta do adolescente cantor.

Ainda adolescente Tony Angeli veio para a América do Sul e seu primeiro destino foi a capital uruguaia, Montevideo, onde passou a se apresentar como "crooner" de orquestra de baile à época.Um fato interessante é que nessa época Tony mostrou que seu talento não era apenas com a música, tornado-se também jogador de futebol profissional no Uruguai.
Tony Angeli, no Uruguai, andava entre o palco e os gramados. Aqui uma das fotos de Tony (no centro entre os agachados).
Lá mesmo gravou seu primeiro disco que o tornou conhecido nos principais países da América Latina, entre eles a Argentina, Chile, Peru, México e Venezuela, lugares onde conquistou fãs e fez muito sucesso devido as grandes colônias de imigrantes e descendentes italianos nesses países.


Tony Angeli já fez parte de eventos conhecidos como "Galas Manzanares", "Discodromo Show", "Torneo de Otoña! e "Programa Jovem" Antes disso, começo do "Álbum de Verano", onde começou com Sílvia Marú e José Maria. Em seguida foi colocado entre os primeiros para os festivais "Festivais In da Canion", em Balneários. Finalizando o evento em Parque Del Plata, o produtos Juan Carlos Solá, obteve um contrato para Tony Angeli em Buenos Aires, onde passou a fazer parte do Grupo "Los Nuevos Del Nueve", espécie de réplica do "Club Del Clan". Depois, em companhia de "Los Cuatro Brillantes" passou para o Peru.

Em 1964, através da gravadora, Tony Angeli foi convidado para vir ao Brasil se apresentar em programas de televisão, sendo o principal o Jovem Guarda, na TV Record, comandado pelo Roberto Carlos, onde Tony era apresentado com grande sucesso nas tardes de domingos. E também fez apresentações no programa do Palhaço Bozo.

Com a gravação de seus discos, então sendo feita no Brasil, Tony Angeli foi contratado pela extinta TV Excelsior, ficando lá durante cinco anos, sempre gravado e divulgando a música italiana, o que o tornou o "maior representante da música italiana no Brasil".

Tony Angeli praticava esportes para manter a forma, entre eles o ciclismo. Certa vez convidou Cidinha Santos para um passeio de bicicleta, seguido de um piquenique. Logo a imprensa falava sobre um possível namoro entre Tony e Cidinha. Mas tudo não passou de fofoca. Cidinha respondeu: "Tony Angeli é meu amigo. Um sujeito formidável. Fico lisonjeada quando me convidam para uma festa ou mesmo um piquenique, que é mais um passeio. Eles me tratam como irmã, gosto disso. Quando eu namorar, há de ser para casar".


Curiosamente um outro programa de televisão despontava nas tardes de domingo, só que agora pela TV Globo, esse programa comandado por Silvio Santos, chamava-se "Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos", onde Tony Angeli era a atração principal, interpretando músicas italianas românticas. Depois disso participou como jurado nos programas de Silvio Santos, então já no SBT, televisão do Sílvio Santos. Com sua fama de galã era convidado para Bailes de Debutantes.

Em 1966 um comercial de TV tinha um trecho da canção "In Itália". O público gostou tanto da canção que passou a procurá-la nas casas de discos, sem resultado. Afinal, nunca havia sido gravada. Ao saber disso Tony Angeli resolveu colocar a bela canção no CD (compacto duplo), que estourou nas paradas de sucesso> foi recordista de vendas.

Em seus shows, Tony Angeli, interpreta os grandes sucessos da música italiana, como: Roberta, All Di La, Dio Come Ti Amo, O Mio Signore, Vollare, Sole Mio, Caruso, Legata a un Granello di Sabia, Dio Come Ti Amo, Una Casa in Cima el Mondo e tantos outros sucessos que marcaram a época de ouro da música italiana no Brasil.

Além do ciclismo e do futebol, Tony Angeli era fâ do esporte de caça submarina. Esporte que ele mesmo afirma: "O mergulho e a caça submarina a entrar em um mundo diferente, cheio de emoções fortes e de belezas". Além dos esportes, Tony tem talento com vinhos. Em sua casa tem uma variada adega com diferentes tipos de vinhos, os quais ele mesmo faz, e às vezes conta com a presença do seu amigo Sérgio Reis para a produção.

Suas apresentações costumam durar mais de uma hora e contam também com piadas e brincadeiras com os que estão presentes à festa e ele não fica restrito ao polco, vai junto da massa de público ou dos presentes em festas. No decorrer da sua carreira criou um público que lhe é fiel até hoje. E ainda hoje continua fazendo apresentações em festas comemorativas italianas e em viagens marítimas.
O jornalista e cronista social Xico Júnior, presidente do Clube dos Amigos de Capão da Canoa, o cantor Tony Angeli e o promotor musical Juan Alberto Rossi, nosso anfitrião em sua casa de Capão da Canoas, nos anos 90.

Seu show é uma ótima sugestão para bailes de casais, noites típicas, festas italianas,  viagens marítimas, entre outras.

Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br

3 comentários:

  1. PARABENS PELA MÁTERIA
    AGORA SIM ALGUEM QUE ENTENDE ESCREVENDO SOBRE O CANTOR TONY ANGELI E SUA CARREIRA DE SUCESSO !
    SEU SHOW É BEM ANIMADO... VALE A PENA CONTRATA-LO

    ResponderExcluir
  2. conheço bem o show do cantor Tony Angeli
    vale a pena contrata-lo
    Tony sucesso sempre

    ResponderExcluir
  3. Sucesso SEMPRE...me lembrou as tardes de domingo...os galãs cantando no programa Silvio Santos

    ResponderExcluir