Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

RONNIE CORD TROCOU A CARREIRA DE MÉDICO PELA DE CANTOR

"Biquini de Bolinhas Amarelinhas", gravada em 1963, foi um dos grandes sucessos do cantor Ronnie Cord.
Ronnie Cord, que gravou muitas canções em inglês, foi, provavelmente, o primeiro cantor brasileiro a lançar no Brasil o sucesso "Bat Masterson" na língua original.
"Rua Augusta", juntamente com "Biquini de Bolinha Amarelinha", foi outro grande sucesso nacional e que tornaram Ronnie Cord super popular e querido pelo público adolescente dos anos 60.
Como fazia seguidamente, gravou em inglês "Banjo Boy" (Rapaz do Banjo).
"Oh, Carol" foi outro sucesso internacional que constou das gravações em inglês do cantor Ronnie Cord.
"Parabéns, 15 anos" foi outra canção gravada pelo jovem e bem comportado roqueiro Ronnie Cord.
Ronnie Cord ousou ao gravar a versão da canção "Roberta", tornada famosa no mundo inteiro pelo "cantante italiano" Peppino di Capri.
Do rol de músicas de sucesso de Ronnie Cord a canção "Só Eu e Você".
Ronnie Cord teve momentos de romantismo como ao gravar a música "Veludo Azul".
"I´ll Never Fall In Live Again" é outra canção que confirma a tendência de Ronnie Cord gravar canções no original.

Ronnie Cord, nascido Ronald Cordovil, no dia 22 de janeiro de 1943, era natural de Manhuaçu, Minas Gerais. Era filho do compositor Hervê Cordovil. Gostava de de tocar violão e cantar em casa, sempre às escondidas do pai. Quando tinha apenas seis anos seu tio deu-lhe de presente um disco de música "country", interpretadas por Roy Rogers. De tanto tocar o disco acabou aprendendo a letra e a melodia. Já adolescente estudava em Belo Horizonte e pretendia formar-se em medicina, quando foi passar as férias em São Paulo. Acompanhando o pai à gravadora Continental, soube que Betinho precisava de um cantor para gravar um disco. Ronnie gostou da música, mas não chegou a gravá-la, apesar da insistência do pessoal da gravadora.

Seis meses depois, de volta à capital paulista, tendo sido persuadido a gravar "Pretty Blues Eyes" e "You´re Knockin Me Out", apresentou-se no programa de Júlio Rosemberg, diante de uma imensa platéia. Apesar de ser a primeira vez que cantava para outras pessoas a não ser os de sua família, deu conta do recado. Com o fim da Jovem Guarda ainda continuou por algum tempo sua carreira lançando outros discos. Em 1967 Ronnie Cord abandonava, definitivamente, a carreira artística, limitando-se a participar esporadicamente em clubes. Na década de 80 dedicava-se à profissão de publicitário contratado pelas Páginas Amarelas LTB. Pai de três filhos, faleceu aos 42 anos de idade no dia seis de janeiro de 1986, cuja causa até hoje não revelada.

Foi um famoso cantor de música jovem da década de 60, tendo estourado nas "hit parades" de Norte a Sul do Brasil com interpretações como "Itsy  Bitsy Teenie Weenie Yellow Polkadot Bikini", que ele cantava no original e ficou por mais de seis meses na lista dos discos mais vendidos de 1960, valendo-lhe o Troféu Chico Viola do ano, "Biquini de Bolinha Amarelinha", versão em português do sucesso anterior, lançada em 1965, e "Rua Augusta". Em 1961 estreou como compositor com a música "Sandy". Em 1963 foi eleito "Rei da Juventude Brasileira" num concurso realizado pelo programa "Ritmos Para a Juventude". Ronnie Cord, assim, deixou uma grande discografia, muitas delas compostas de versões de canções internacionais dos anos 60.

Em 1959 havia feito um teste na Copacabana Discos, no Rio de Janeiro, e no ano seguinte realizou sua primeira gravação lançada em LP (Long Play, vinil), que reunia vários outros cantores. Quando o programa Jovem Guarda estreou Ronnie Cord já era um nome consagrado. E em 1965 participou do programa Jovem Guarda, comandado por Roberto Carlos, na TV Record, de São Paulo, cantando com seus irmãos Norman e Hervê Júnior nos conjuntos "The Cords" e "Os Cords" e três dos seus quatro LPs foram gravados no idioma inglês.

Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário