Powered By Blogger

terça-feira, 11 de novembro de 2014

SÉRGIO REIS COMEÇOU CANTANDO COM O PSEUDÔNIMO DE JOHNNY JOHNSON

Sérgio Reis, depois de ter trocado o álter-ego americano de Johnny Johnson, gravou a música "Qual a Razão", em 1967, que consta do mesmo disco em vinil do seu primeiro sucesso: "Coração de Papel".

"Lana" foi uma das músicas que constou do segundo CD simples, em vinil, do cantor Sérgio Reis, lançado em 1962.


"Porque Sou Bobo Assim" (Part of a Fool) é o outro rock que completa o segundo CD simples de Sérgio Reis, gravado no ano de 1962.

"Coração de Papel", este do seu terceiro disco em vinil, um CD duplo, lançado em 1967, foi seu grande sucesso no tempo da Jovem Guarda.

Sérgio Reis Basini, nascido no dia 23 de junho de 1940, começou cantando rock com o pseudônimo de Johnny Johnson, em 1961, quando gravou seu primeiro CD simples (uma canção de cada lado do disco), ainda em vinil, com as canções "Enganadora" e "Será" Em seguida juntou-se aos integrantes da Jovem Guarda, quando, em 1962, gravou o segundo CD simples com os rock "Lana" e "Porque Sou Bobo Assim". Mas só obteve sucesso e se tornou nacionalmente conhecido com a balada rock "Coração de Papel", gravado em 1967, e que deu nome ao CD duplo (duas canções de cada lado do disco), contendo, ainda, as músicas "Nuvem Branquinha, "Fim de Sonho" e "Qual a Razão".

Na década de 70 mudou radicalmente o direcionamento de sua carreira, tornando-se um dos maiores e mais conhecidos nomes da música sertaneja. Neste segmento já vendeu milhões de discos e fez centenas de shows por ano.  Gravo, em 1973, o disco "Sérgio Reis" com os sucessos como "Menino da Porteira" e "Eu Sei Que Vai Chegar a Hora". Abriu espaço para a música sertaneja nas emissoras de Rádio FMs com interpretações como "Pinga Ni Mim", "Panela Velha", "Peão de Boiadeiro", entre outras. Atuou em diversas produções cinematográficas e diversas novelas temáticas ruralista, como "Paraíso" e "Rei do Gado" (Rede Globo) e "Pantanal", na TV Manchete. Em 2000 lançou uma caixa de cinco CDs (já na era do digital) em que recapitula sua carreira. Hoje Sérgio Reis, que ajudou muitos das novas duplas sertanejas a se lançar, é um dos recordistas em vendagem de discos do Brasil.

Hoje pode-se afirmar que Johnny Johnson, ou melhor Sérgio Reis, é dono de uma das carreiras artísticas mais respeitadas e bem sucedidas do Brasil com dezenas de milhões de discos, entre vinil e digital, vendidos no Brasil e em muitos outros países. E tudo, praticamente começou em 1967 com o sucesso alcançado com a balada rock "Coração de Papel" e desde então tem sido um frequentador assíduo das paradas de sucesso.

Assim Johnny Johnson não é nada mais do que o pseudônimo americanizado adotado pelo cantor sertanejo Sérgio Reis que, em 1962, sem ter decolado para o sucesso, tendo iniciado a sua trajetória em 1961, por sugestão do compositor Teddy Vieira, abandonou o álter-ego americano.

Depois de cantar "Saudades da Minha Terra" e "Chico Mineiro" num programa d TV, Sérgio Reis contou como decidiu gravar "Menino da Porteira". O cantor disse que no início de sua carreira o compositor Teddy Vieira pediu para que ele trocasse seu nome artístico Johnny Johnson para Sérgio Reis, usando, assim, o sobrenome materno. Quando Sérgio Reis foi a um baile de debutantes, como contou, e viu o salão inteiro cantando "Menino da Porteira", de autoria do amigo Teddy Vieira, foi que decidiu regravar a música, que acabou se tornando num dos seus maiores sucessos e até mesmo uma marca na sua carreira.

Assim, desde 1967, ano do lançamento do seu primeiro sucesso "Coração de Papel", Sérgio Reis fazia parte da turma de cantores que integravam a chamada Jovem Guarda.

Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br

2 comentários:

  1. Uma vez vi uma reportagem em que ele, o Sérgio Reis, negava esse início da carreira. não sei se a negativa é porque não obteve sucesso.

    ResponderExcluir