Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

TONY STEVENS OU JESSÉ TEVE SUA CARREIRA CONSAGRADA COM A MÚSICA "PORTO SOLIDÃO".

Jessé em início de carreira com o pseudônimo de Tony Stevens, interpretando "Flaying High".
"If You Could Remember" foi outro sucesso de Jessé ainda com o pseudônimo de Tony Stevens, ambas gravadas num CS (compacto simples, em vinil).
"Porto Solidão" foi a música que marcou definitivamente sua carreira de cantor, apesar de ter nos deixado ainda jovem, após acidente automobilístico.
Nessa canção "Voa Liberdade" Jessé mostra todo o sei inigualável potencial de voz, bem como a extensão vocal.


O cantor e compositor Jessé Florentino Santos nasceu em Niterói e foi criado em Brasília. Mudou-se para São Paulo, e atuou como "crooner" em boates. Depois, integrou os grupos "Corrente de Força" e "Placa Luminosa", animando bailes por todo o Brasil. Ainda nos anos 70, também chegou a gravar em inglês com o pseudônimo de Tony Stevens, onde fez bastante sucesso com as musicas "Flying High" e "If I Could Remember", música essa que foi regravada com versão em português por Flavio Venturini e Caetano Veloso, entrando até como tema de novelas. Essa música pode ser encontrada no disco "Hits of Brazil", do extinto selo SBT Records. Foi revelado ao grande público em 1980, no Festival MPB Shell, da Rede Globo, com a música "Porto Solidão" (Zeca Bahia/ Ginko), seu maior sucesso, ganhando prêmio de melhor intérprete.

No outro ano, o Jessé, já famoso, chegou a participar do mesmo concurso, e acabou ganhando novamente como Melhor Intérprete, mas com a música "Estrela Reticente", que é uma de suas melhores músicas, onde ele conseguiu mostrar todo o seu potencial de voz.
 Em 1983, ganhou o XII Festival da Canção Organização (ou Televisão Ibero-Americana) (OTI) realizado em Washington, com os prêmios: Melhor intérprete - Melhor canção e Melhor arranjo para "Estrelas de Papel" (Jessé/ Elifas Andreato).
De voz muito potente, no decorrer de sua carreira Jessé gravou 12 discos (com os álbuns duplos "O Sorriso ao Pé da Escada" e "Sobre Todas as Coisas"), mas nunca conseguiu os louros da crítica especializada. Morreu aos 41 anos, no dia 29 de Março de 1993, na santa casa de Ourinhos (SP), após permanecer em coma profundo desde o dia 27, quando sofreu um grave acidente na Rodovia Raposo Tavares, na altura do quilômetro 486, entre os municípios de Assis e Paraguaçu Paulista. No mesmo acidente também estava a esposa do Jessé, a Rosana Kozzer, que estava grávida de três meses chegou a sobreviver, mas perdeu a criança.
Uma imagem aérea do local do acidente foi feita pelo fã Felipe Alves, usando o programa Google Earth, e mostra o local exato do Triste Acidente. Os órgãos do cantor Jessé foram doados, e seu sepultamento foi no dia 30 de março de 1993, quando reuniu familiares e centenas de fãs.
Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br 

2 comentários: